terça-feira, 18 de setembro de 2012

POP3-SMTP

Funcionamento Básico

O POP3 funciona com uma conexão TCP/IP utilizando a porta 110.
Inicialmente é estabelecida uma conexão TCP entre o aplicativo cliente e o servidor onde se encontra a conta de email. O próximo passo é a autenticação do usuário, em seguida as mensagens são transferidas em sequência para o computador cliente. As mensagens podem ser, opcionalmente, apagadas da conta de email e em seguida a conexão é encerrada. O usuário pode ler seus emails off-line, por isso o protocolo POP3 é conhecido como um protocolo OFF-LINE.
Pra que serve o  POP3 - Recebimento de mensagens

DNS

Pra que serve?
  O DNS(domain name system), funciona como sistema de tradução de IP para nomes de domínios. Na verdade o dns faz com que voce possa digitar, por exemplo, www.google.com.br na barra de endereços do navegador em vez de números. Para acessar um paginá na internet voce pode digitar o endereço de ip em que está hospedada, ou o domínio do site.
 Se voce digitar www.google.com e www.google.com.br, o DNS ele vai endereça pra que vá a pagina certa, ou seja o numero do IP certo.




 

Protocolo DHCP

O que é?
  O protocolo DHCP(dinamic host configuration protocol), serve em redes para que os computadores obter um endereço de IP automaticamente.
Como Funciona?
  Quando um computador se conecta a uma rede ele não sabe quem é o servidor DHCP, então ele envia uma solicitação a uma rede para que o DHCP detecte que uma máquina(cliente) está qurendo fazer parte da rede. O DHCP responde informando dados e o numero de IP disponivel até intão. Caso o numero em que o servidor envio seje aceito pelo cliente este numero ficará "bloqueado" a outras maquinas já que o endereço IP só pode ser usado por uma unica máquina. O administrador pode configurar o DHCP para ter um funcionamento de tres formas: automática, dinâmica e manual.  

Internet

  A historia da internet começa com a ARPA net, que é a percursora da internet atual, tem sido desenvolvida pela Advanced Research Projects Agency (Agencia de departamento de defesa dos EUA em 1969). A intenção deles era poder interligar vários pontos numa só rede, e fazendo com que os computadores trocasse e compartilhasse informação entre si, sem ter um computador matriz, para não se tornarem vulneráveis a possíveis ataques da URSS (guerra fria ).

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cabeamento Estruturado


Cabeamento estruturado organiza e padroniza conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos independente do tipo de aplicação e do layout. Permitindo a ligação a uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores. O SCS (Structure Cabling System) utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias padrão para transmissão de dados, uma analogia ao SCS é a tomada de energia que permite a alimentação elétrica de um equipamento independente do tipo de aplicação.

Como crimpar cabo T-568A


Ferramentas:

O alicate de Crimpar, Cortar e Desencapar (RJ45);
                









Cabo - (Par trançado)
 Conector RJ45.









domingo, 9 de setembro de 2012

Redes Wireless


Sem a descoberta da rádio a tecnologia da rede sem fio não ia existir. Em meados do século XIX, a partir das teorias de dois físicos ingleses, Michael Faraday e James Clerk Maxwell, He-inrich Hertz construiu um transmissor centelhador, um dispositivo que gerava ondas de rádio a partir de uma centelha elétrica. Essa descoberta contribuiu para o estudo desse importante meio de comunicação. Outra etapa de destaque se deve a invenção do telégrafo sem fio em 1901, pelo físico italiano Guglielmo Marconi, que transmitia informações de um navio para o litoral por meio de código Morse. No início do século XX, avanços na tecnologia de tubo de vácuo, desenvolvidos pelo professor inglês John Ambrose Fleming e pelo físico norte-americano Lee De Forest, tornou possível modular e amplificar sinais sem fio para o envio de transmissões de voz. O alcance e a clareza das transmissões vocais aumentaram à medida que se fizeram novos progressos na tecnologia. Durante a Primeira Guerra Mundial, houve muitas interceptações de comunicações, o que gerou interesse pelo desenvolvimento de novas formas de comunicações que pudessem ser mais seguras. Mas foi durante a Segunda Guerra Mundial que o uso das redes sem fio foi realmente difundido e muito útil para as circunstâncias bélicas. As informações eram transmitidas de forma segura via onda de rádio. No final da década de 1960 entrou em funcionamento uma rede wireless chamada ALOHA, desenvolvida na Universidade do Hawaii, que deu início a moderna comunicação digital. Durante o último século, progressos na tecnologia sem fio tornaram possíveis à criação do rádio, da televisão, da telefonia móvel e da comunicação via satélite. Todo o tipo de informação pode agora ser enviada a todos os lugares do mundo. Atualmente, grande parte da atenção tem sido voltada para a comunicação de satélites, redes sem fio e tecnologia celular.