terça-feira, 30 de outubro de 2012

Segurança na Rede Wireless

Aqui vão 9 dicas básicas de segurança na rede wireless:

1. Não definir o nome da rede com informações do cliente. Ex: nome do cliente ou da empresa.
2. Usar criptografia na rede e não deixar desprotegda com WEP.
3. Mudar as senhas padrão de administração do roteador e o seu MAC.
4. Escolher senhas fortes com letras e números.
5. Desabilitar a administração do roteador através da rede sem fio.
6. Atualizar regularmente o seu firmware.
7. O alcance do seu sinal será limitado.
8. Dependendo do caso, desabilite DHCP e broadcast de SSID.
9. Se tiver poucos usuários, use cadastramento de MACs.
Alguns protoclos de segurança de rede:
WEP
WEP2
WAP2
WPA-PSK
WPA2-PSK

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Futuro das redes de computadores



Tendências

Conexões Wi-Fi, Edge, 3G e 4G. Satélites, fibras óticas e redes ad-hoc. Laptops, notebooks, netbooks, smartphones, tablets, celulares, PDAs, pagers, televisões, desktops e muito mais pode ser resumido em uma única palavra: conectividade. E as formas inventadas de se conectar a este universo de dados que recobre o mundo ainda não acabaram.
Todos os dias, milhares de pesquisadores e engenheiros procuram a forma perfeita de manter um ser humano informado e conectado. Por meio do maior portal de downloads do Brasil, você fica sabendo as novidades sobre programas e área de tecnologia no seu desktop. Na faculdade ou trabalho, utiliza seu netbook para acessar emails e bater papo com os colegas. Em casa pode ligar a televisão e escolher o conteúdo que vai assistir.

Endereço IPV6

O que é IPV6?
      IPV6 é a versão mais nova do protocolo de internet.Foi oficializado no dia 6 de Junho de 2012, sendo a nova geraçãode IP´s, com um tamanho de 128 bits ao invés de 32(IPV4), veio para suprir no caso da falta do IPV4.O IPV6 oferece 640 sextalhões de endereços.
Como funciona?
     O IPV6 funciona da seguinte forma: são escritos em formatos hedecimal e por dois pontos com seus campos com 16 bits de comprimento. Para facilitar a leitura os zeros a esquerda podem ser omitidos.EX.: :0003: ; Pode ser escrito somente :3: .
     Ele usa tambem para os 128 bits, usa oito números de 16 bits, mostrado com quatro números hexadecimais.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Como configurar o endereço IP no windows Seven

 1º Passo- Abrir o menu iniciar e clicar em Painel de Controle.
2º Passo-Clicar já no Painel de controle em Rede e Internet.

Como Configurar o seu IP no Windows XP



  •  1-Para começar, ache seu ícone de conexão ao lado do relógio. Clique com o botão direito.




Cabos e Conectores (Rede, Vídeo e Computador)

Rede

Os cabo de rede mais usados são três: Os cabos de par trançado, os cabos de fibra óptica e os cabos coaxiais, que são usados em redes Wireless e também em redes antigas.
Os conectores mais usados, são: o RJ45 e RJ11.



Vídeo

Os cabos de vídeos mais usados são: o VGA(Video Graphics Array), o DVI(Digital Video Iterface), o S-Video(Separated Video) e o Component Vídeo.



Computador

Os padrões mais comuns são, USB, HDMI e Ethernet.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ENDEREÇO DE IP / MÁSCARA / GATEWAY

ENDEREÇO DE IP

O endereço de IP é uma identificação de um dispositivo em uma rede local ou pública. Cada computador na internet tem seu IP(Internet Protocol) único, que é como as maquinas se comunicam na internet. Para um melhor uso dos endereços pelas pessoas, utiliza-se a forma de endereço de domínio, cada endereço de dominio é convertido em um endereço IP pelo DNS. Este modo de conversão é chamado de "resolução de nomes".
O endereço IP na versão 4 do IP, é um número com 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos(bytes) representado no formato decimal como "192. 168. 1. 3". A primeira parte do endereço identifica uma rede especifica na internet, assim um Gateway conectado a n redes tem n endereços IP diferentes.


Categorias de Cabos


- Existem cabos de cat 1 até cat 7 .
- Como os cabos cat 5 são suficientes tanto para redes de 100 quanto de 1000 megabits , eles são os mais comuns e mais baratos , mas os cabos cat 6 e cat 6a estão se popularizando e devem substituí-los ao longo dos próximos anos
 Os cabos são vendidos originalmente em caixas de 300 metros , ou 1000 pés ( que equivale a 304).


terça-feira, 18 de setembro de 2012

POP3-SMTP

Funcionamento Básico

O POP3 funciona com uma conexão TCP/IP utilizando a porta 110.
Inicialmente é estabelecida uma conexão TCP entre o aplicativo cliente e o servidor onde se encontra a conta de email. O próximo passo é a autenticação do usuário, em seguida as mensagens são transferidas em sequência para o computador cliente. As mensagens podem ser, opcionalmente, apagadas da conta de email e em seguida a conexão é encerrada. O usuário pode ler seus emails off-line, por isso o protocolo POP3 é conhecido como um protocolo OFF-LINE.
Pra que serve o  POP3 - Recebimento de mensagens

DNS

Pra que serve?
  O DNS(domain name system), funciona como sistema de tradução de IP para nomes de domínios. Na verdade o dns faz com que voce possa digitar, por exemplo, www.google.com.br na barra de endereços do navegador em vez de números. Para acessar um paginá na internet voce pode digitar o endereço de ip em que está hospedada, ou o domínio do site.
 Se voce digitar www.google.com e www.google.com.br, o DNS ele vai endereça pra que vá a pagina certa, ou seja o numero do IP certo.




 

Protocolo DHCP

O que é?
  O protocolo DHCP(dinamic host configuration protocol), serve em redes para que os computadores obter um endereço de IP automaticamente.
Como Funciona?
  Quando um computador se conecta a uma rede ele não sabe quem é o servidor DHCP, então ele envia uma solicitação a uma rede para que o DHCP detecte que uma máquina(cliente) está qurendo fazer parte da rede. O DHCP responde informando dados e o numero de IP disponivel até intão. Caso o numero em que o servidor envio seje aceito pelo cliente este numero ficará "bloqueado" a outras maquinas já que o endereço IP só pode ser usado por uma unica máquina. O administrador pode configurar o DHCP para ter um funcionamento de tres formas: automática, dinâmica e manual.  

Internet

  A historia da internet começa com a ARPA net, que é a percursora da internet atual, tem sido desenvolvida pela Advanced Research Projects Agency (Agencia de departamento de defesa dos EUA em 1969). A intenção deles era poder interligar vários pontos numa só rede, e fazendo com que os computadores trocasse e compartilhasse informação entre si, sem ter um computador matriz, para não se tornarem vulneráveis a possíveis ataques da URSS (guerra fria ).

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cabeamento Estruturado


Cabeamento estruturado organiza e padroniza conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos independente do tipo de aplicação e do layout. Permitindo a ligação a uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores. O SCS (Structure Cabling System) utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias padrão para transmissão de dados, uma analogia ao SCS é a tomada de energia que permite a alimentação elétrica de um equipamento independente do tipo de aplicação.

Como crimpar cabo T-568A


Ferramentas:

O alicate de Crimpar, Cortar e Desencapar (RJ45);
                









Cabo - (Par trançado)
 Conector RJ45.









domingo, 9 de setembro de 2012

Redes Wireless


Sem a descoberta da rádio a tecnologia da rede sem fio não ia existir. Em meados do século XIX, a partir das teorias de dois físicos ingleses, Michael Faraday e James Clerk Maxwell, He-inrich Hertz construiu um transmissor centelhador, um dispositivo que gerava ondas de rádio a partir de uma centelha elétrica. Essa descoberta contribuiu para o estudo desse importante meio de comunicação. Outra etapa de destaque se deve a invenção do telégrafo sem fio em 1901, pelo físico italiano Guglielmo Marconi, que transmitia informações de um navio para o litoral por meio de código Morse. No início do século XX, avanços na tecnologia de tubo de vácuo, desenvolvidos pelo professor inglês John Ambrose Fleming e pelo físico norte-americano Lee De Forest, tornou possível modular e amplificar sinais sem fio para o envio de transmissões de voz. O alcance e a clareza das transmissões vocais aumentaram à medida que se fizeram novos progressos na tecnologia. Durante a Primeira Guerra Mundial, houve muitas interceptações de comunicações, o que gerou interesse pelo desenvolvimento de novas formas de comunicações que pudessem ser mais seguras. Mas foi durante a Segunda Guerra Mundial que o uso das redes sem fio foi realmente difundido e muito útil para as circunstâncias bélicas. As informações eram transmitidas de forma segura via onda de rádio. No final da década de 1960 entrou em funcionamento uma rede wireless chamada ALOHA, desenvolvida na Universidade do Hawaii, que deu início a moderna comunicação digital. Durante o último século, progressos na tecnologia sem fio tornaram possíveis à criação do rádio, da televisão, da telefonia móvel e da comunicação via satélite. Todo o tipo de informação pode agora ser enviada a todos os lugares do mundo. Atualmente, grande parte da atenção tem sido voltada para a comunicação de satélites, redes sem fio e tecnologia celular.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Computação em Nuvem


A computação em nuvem consiste na utilização da memória e das capacidades de armazenamento dos computadores, que são  interligados pela internet. Ao conectar-se à rede, o usuário pode acessar seus arquivos  armazenados na internet sem precisar instalar nenhum tipo de programa ou seja, você poderá acessar seus dados pessoais que qual quer máquina como músicas, fotos, arquivos a qualquer momento, desde que a pessoa possua acesso a internet,você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.
          É uma nova tecnologia que grandes empresas do setor de tecnologia da informação estão investindo pesado. Hoje é vendido como algo no qual você pode fazer tudo, por que não também poder administrar uma empresa? “Imagine que você está viajando e precisa autorizar um pagamento.No aplicativo você pode fazer isso rapidamente ou fazer uma consulta.”
Muitos aplicativos funcionam diretamente no navegador. Google é uma das empresas que estão investindo nesses aplicativos como em : GMail e Google Talk, Google Maps,Google Docs ,iGoogle

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Como funciona a internet de celular?

Bom a internet de celular tem um funcionamento muito simples, a internet de celular ela é de uma crescente evolução para você entender melhor, só para você ter uma ideia o uso da internet no celular cresce 240% ao ano, e a classificação da telefonia móvel é dada da seguinte forma:
          -1G : Celulares analógicos, obsoletos;
          -2G : Celulares digital com telefonia Wap;
          -2,5G : Celular digital com tecnologia GPRS eEDGE;
          -3G : Celular digital com conexão de até 7200 Mbps
          -3GMax : Está sendo utilizada por algumas operadoras(nova tecnologia)
Para você navegar com seu aparelho celular você precisa se certificar que o mesmo tem um software instalado chamado mini-browser, hoje em dia todos os aparelhos já vem com este software instalado, ele é responsável pela exibição das páginas da internet na tela do aparelho. quando você compra o aparelho a operadora o configura para que você possa acessar a internet pelo gateway da operadora, pagando pequenas taxas pelo dia q você usa , sendo basicamente assim o funcionamento da internet no celular, através do sinal da operadora.
Agora se você acessar a internet pelo Wi-Fi de seu celular, tem que ter uma área com um bom sinal wireless, para a internet pegar com qualidade, acessar a opção de redes e escolher a rede com o melhor sinal e pronto só navegar a vontade.
Portanto na verdade a internet em um celular funciona resumidamente por sinal, seja ele da operadora , 3G ou Wi-fi.